Escolas

A literatura científica, tanto nacional como internacional, converge em destacar a relevância de promover o estudo autónomo nos alunos.

Com o objetivo de potenciar as vantagens do estudo autónomo e de promover a aprendizagem, a autonomia e corresponsabilização dos alunos criou-se esta plataforma digital, onde se disponibilizam Guiões de Trabalho Autónomo (GTA), enquanto instrumentos de aprendizagem autorregulada, e os recursos migrados da plataforma do “EstudoEmCasa Apoia”.

Os GTA foram concebidos com o propósito de, como complemento ao que as escolas já fazem, ajudar os alunos a, autonomamente, realizarem e consolidarem aprendizagens, em casa ou na escola. Contemplam tarefas que podem ser realizadas individualmente ou em grupo, baseadas na exploração de materiais aos quais os alunos têm fácil acesso, como, por exemplo, o manual escolar.  Além disso, preveem momentos de reflexão sobre o trabalho realizado que permitem aos alunos, individualmente e/ou em pequenos grupos, refletir, discutir e identificar o que já sabem, o que ainda têm de aprender melhor e o que devem fazer para melhorar, baseados em mecanismos de autoavaliação, de avaliação entre pares ou de fichas e outros instrumentos autocorretivos.

Cada Guião de Trabalho Autónomo (GTA), com indicações precisas sobre o trabalho a desenvolver no respetivo guião, tem um tempo estimado de 90 minutos para a sua exploração.

Para cada ano de escolaridade, os guiões foram organizados por tema e subtema e numerados segundo a ordem das aprendizagens essenciais de cada disciplina. Tal permite aos alunos a exploração dos conteúdos curriculares de cada disciplina de forma pontual ou sequencial.

Para maximizar a qualidade do processo, sugere-se que os alunos organizem um portefólio (no caderno diário ou digital) com o trabalho realizado. Este instrumento constitui uma ferramenta de gestão e autorregulação de aprendizagem autónoma.

Fica ao critério de cada Agrupamento de escolas / Escola não agrupada, no exercício da sua autonomia, decidir sobre a sua utilização e propósito(s), envolvendo as respetivas estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, os professores, os alunos e as famílias.


Domínios de Autonomia Curricular (DAC)


A sociedade atual enfrenta, diariamente, novos desafios decorrentes da crescente globalização e desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, torna-se necessário “desenvolver nos alunos competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência). O desenvolvimento destas competências implica que a educação se torne cada vez mais inclusiva e promotora de aprendizagens significativas para todos os alunos, atendendo a contextos específicos e às suas diferentes necessidades. Pressupõe, também, “tempo para a sua consolidação e uma gestão integrada do conhecimento, valorizando os saberes disciplinares, mas também o trabalho interdisciplinar” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência).

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Componente Curricular Ordenação descendente Descrição
Alemão O trabalho de lecionação da disciplina de Alemão, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2020/2021, foi organizado em três níveis de ensino: por um lado, o 3.º ciclo (agrupando 7.º, 8.º e 9.º anos); por outro, o 10.º ano e o 11.º ano, que se destinavam também aos formandos do 1.º e do 2.º ano dos… (Ver mais)
Área de Integração A disciplina de Área de Integração agrupa a componente de formação sociocultural da matriz curricular dos Cursos Profissionais de nível 4 de qualificação, sendo comum aos cursos pertencentes ao Quadro Nacional de Qualificação (QNQ). Sendo o #EstudoEmCasa um projeto educativo que se pretende… (Ver mais)
Cidadania e Desenvolvimento Uma das missões da Escola – talvez a principal missão – consiste em formar indivíduos que integrem a sociedade de um modo harmonioso e com uma atitude construtiva. Essa mesma ideia está claramente inscrita no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, quando se identifica singelamente o… (Ver mais)
Ciências Naturais e Cidadania/Biologia-Geologia Hoje é amplamente reconhecido que o desenvolvimento social, económico e cultural de um país está ligado à literacia dos seus cidadãos e, em particular, à sua literacia científica (OECD/PISA, 2015). Assim, pretende-se que os alunos realizem aprendizagens significativas sobre os temas de ciências,… (Ver mais)
Desenho A O Desenho é uma forma universal de conhecer e comunicar e contempla múltiplas vertentes do conhecimento, a partir das quais se exercitam as capacidades de observação, de análise, de síntese e de representação. As aprendizagens nesta área devem mobilizar conteúdos que criem condições de equilíbrio… (Ver mais)