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A literatura científica, tanto nacional como internacional, converge em destacar a relevância de promover o estudo autónomo nos alunos. Nos últimos anos, diversos estudos têm sublinhado que desenvolver competências de autorregulação desde cedo é crucial para o sucesso escolar e pessoal dos alunos. Ao aprender a gerir o próprio tempo, a pesquisar informação e a avaliar a própria aprendizagem, os alunos tornam-se mais confiantes e motivados para enfrentar os desafios do mundo em constante transformação.

Os investigadores defendem que a promoção do estudo autónomo deve ser uma componente fundamental do currículo escolar, podendo isto ser alcançado através de metodologias que incentivem a autonomia e a responsabilidade dos alunos na gestão do seu próprio percurso educativo.

Os benefícios do estudo autónomo vão além do ambiente escolar. Ao adotarem estas práticas, os estudantes tornam-se mais confiantes, criativos e resilientes, capazes de abordar situações complexas de forma proativa e eficaz. Por exemplo, ao refletirem sobre o seu progresso, os alunos desenvolvem habilidades metacognitivas que suportam a aprendizagem ao longo da vida. Estas capacidades são reforçadas pelo uso de ferramentas como portefólios e guiões de trabalho autónomo, que fomentam a organização e a autoavaliação.

Com o objetivo de potenciar as vantagens do estudo autónomo, de promover a aprendizagem, a autonomia e a corresponsabilização dos alunos criou-se esta plataforma digital, onde se disponibilizam Guiões de Trabalho Autónomo (GTA), enquanto instrumentos de aprendizagem autorregulada, e os recursos migrados da plataforma do "EstudoEmCasa Apoia".

Os GTA foram criados com o propósito de, como complemento ao que as escolas já fazem, ajudar os alunos a, autonomamente, realizarem e consolidarem aprendizagens, em casa ou na escola. Contemplam tarefas que podem ser realizadas individualmente ou em grupo, baseadas na exploração de materiais aos quais os alunos têm fácil acesso, como, por exemplo, o manual escolar. Cada guião tem a duração aproximada de 90 minutos. Além disso, preveem momentos de reflexão sobre o trabalho realizado que permitem aos alunos, individualmente e/ou em pequenos grupos, refletir, discutir e identificar o que já sabem, o que ainda têm de aprender melhor e o que devem fazer para melhorar, baseados em mecanismos de autoavaliação, de avaliação entre pares ou de fichas e outros instrumentos autocorretivos.