A literatura científica, tanto nacional como internacional, converge em destacar a relevância de promover o estudo autónomo nos alunos.
Com o objetivo de potenciar as vantagens do estudo autónomo e de promover a aprendizagem, a autonomia e corresponsabilização dos alunos criou-se esta plataforma digital, onde se disponibilizam Guiões de Trabalho Autónomo (GTA), enquanto instrumentos de aprendizagem autorregulada, e os recursos migrados da plataforma do “EstudoEmCasa Apoia”.
Os GTA foram concebidos com o propósito de, como complemento ao que as escolas já fazem, ajudar os alunos a, autonomamente, realizarem e consolidarem aprendizagens, em casa ou na escola. Contemplam tarefas que podem ser realizadas individualmente ou em grupo, baseadas na exploração de materiais aos quais os alunos têm fácil acesso, como, por exemplo, o manual escolar. Além disso, preveem momentos de reflexão sobre o trabalho realizado que permitem aos alunos, individualmente e/ou em pequenos grupos, refletir, discutir e identificar o que já sabem, o que ainda têm de aprender melhor e o que devem fazer para melhorar, baseados em mecanismos de autoavaliação, de avaliação entre pares ou de fichas e outros instrumentos autocorretivos.
Cada Guião de Trabalho Autónomo (GTA), com indicações precisas sobre o trabalho a desenvolver no respetivo guião, tem um tempo estimado de 90 minutos para a sua exploração.
Para cada ano de escolaridade, os guiões foram organizados por tema e subtema e numerados segundo a ordem das aprendizagens essenciais de cada disciplina. Tal permite aos alunos a exploração dos conteúdos curriculares de cada disciplina de forma pontual ou sequencial.
Para maximizar a qualidade do processo, sugere-se que os alunos organizem um portefólio (no caderno diário ou digital) com o trabalho realizado. Este instrumento constitui uma ferramenta de gestão e autorregulação de aprendizagem autónoma.
Fica ao critério de cada Agrupamento de escolas / Escola não agrupada, no exercício da sua autonomia, decidir sobre a sua utilização e propósito(s), envolvendo as respetivas estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, os professores, os alunos e as famílias.