Escolas

A literatura científica, tanto nacional como internacional, converge em destacar a relevância de promover o estudo autónomo nos alunos.

Com o objetivo de potenciar as vantagens do estudo autónomo e de promover a aprendizagem, a autonomia e corresponsabilização dos alunos criou-se esta plataforma digital, onde se disponibilizam Guiões de Trabalho Autónomo (GTA), enquanto instrumentos de aprendizagem autorregulada, e os recursos migrados da plataforma do “EstudoEmCasa Apoia”.

Os GTA foram concebidos com o propósito de, como complemento ao que as escolas já fazem, ajudar os alunos a, autonomamente, realizarem e consolidarem aprendizagens, em casa ou na escola. Contemplam tarefas que podem ser realizadas individualmente ou em grupo, baseadas na exploração de materiais aos quais os alunos têm fácil acesso, como, por exemplo, o manual escolar.  Além disso, preveem momentos de reflexão sobre o trabalho realizado que permitem aos alunos, individualmente e/ou em pequenos grupos, refletir, discutir e identificar o que já sabem, o que ainda têm de aprender melhor e o que devem fazer para melhorar, baseados em mecanismos de autoavaliação, de avaliação entre pares ou de fichas e outros instrumentos autocorretivos.

Cada Guião de Trabalho Autónomo (GTA), com indicações precisas sobre o trabalho a desenvolver no respetivo guião, tem um tempo estimado de 90 minutos para a sua exploração.

Para cada ano de escolaridade, os guiões foram organizados por tema e subtema e numerados segundo a ordem das aprendizagens essenciais de cada disciplina. Tal permite aos alunos a exploração dos conteúdos curriculares de cada disciplina de forma pontual ou sequencial.

Para maximizar a qualidade do processo, sugere-se que os alunos organizem um portefólio (no caderno diário ou digital) com o trabalho realizado. Este instrumento constitui uma ferramenta de gestão e autorregulação de aprendizagem autónoma.

Fica ao critério de cada Agrupamento de escolas / Escola não agrupada, no exercício da sua autonomia, decidir sobre a sua utilização e propósito(s), envolvendo as respetivas estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, os professores, os alunos e as famílias.


Domínios de Autonomia Curricular (DAC)


A sociedade atual enfrenta, diariamente, novos desafios decorrentes da crescente globalização e desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, torna-se necessário “desenvolver nos alunos competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência). O desenvolvimento destas competências implica que a educação se torne cada vez mais inclusiva e promotora de aprendizagens significativas para todos os alunos, atendendo a contextos específicos e às suas diferentes necessidades. Pressupõe, também, “tempo para a sua consolidação e uma gestão integrada do conhecimento, valorizando os saberes disciplinares, mas também o trabalho interdisciplinar” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência).

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Componente Curricular Descrição
Desenho A O Desenho é uma forma universal de conhecer e comunicar e contempla múltiplas vertentes do conhecimento, a partir das quais se exercitam as capacidades de observação, de análise, de síntese e de representação. As aprendizagens nesta área devem mobilizar conteúdos que criem condições de equilíbrio… (Ver mais)
Economia A Economia A/Economia: O estudo da Economia permite a aquisição de instrumentos fundamentais para entender a dimensão económica da realidade social, permitindo um melhor conhecimento e compreensão das sociedades contemporâneas, podendo assim contribuir para a formação do cidadão, educando para a… (Ver mais)
Educação Artística Os blocos pedagógicos temáticos da disciplina de Educação Artística contemplaram a abordagem às quatro áreas que a integram, nomeadamente, Artes Visuais/Plásticas, Dança, Teatro e Música, tendo-se privilegiado o desenvolvimento da criatividade, o sentido estético e o contacto com diferentes… (Ver mais)
Educação Física A disciplina de Educação Física contribui sobremaneira para o desenvolvimento global e harmonioso dos nossos alunos e objetiva a promoção de um estilo de vida ativo e saudável. Os blocos pedagógicos temáticos foram planeados de acordo com os documentos Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade… (Ver mais)
Educação Tecnológica Os blocos pedagógicos temáticos de Educação Tecnológica tiveram como premissa os três domínios organizadores que integram as Aprendizagens Essenciais desta disciplina: processos tecnológicos; recursos e utilizações tecnológicas e tecnologias e sociedade. Em paralelo, tomou-se como referência os… (Ver mais)