Projeto | Meio Século de Democracia: Testemunhos e Memória Intergeracional
Comemorar 50 anos de democracia, meio século, é uma grande responsabilidade. Como aconteceu o fim da ditadura? Como construímos a democracia? O que fizemos em 50 anos? As gerações de Abril, os avós e pais, conseguiram construir uma herança de cidadania democrática? Qual é a tua responsabilidade? Há que passar o testemunho, há que partilhar memórias!
Os vossos contributos enriquecerão o nosso espólio de recursos educativos digitais, disponibilizados nesta plataforma.
No final, o documentário do espólio deste projeto será apresentado publicamente.
Participe, preenchendo desde já este formulário e partilhando esta apresentação.
Vídeo para Alunos Vídeo para Professores
Recursos educativos digitais
Aqui podes explorar recursos educativos de origem disciplinar diversa relacionados com a Revolução do 25 de Abril de 1974, a importância da liberdade conquistada e o processo de criação da nossa democracia. Descobre como era o nosso país antes e depois de Abril. Cria memórias intergeracionais. Passa o testemunho.
Ebook | Glossário 25 de Abril | 50 anos, 50 conceitosEste ebook de cinquenta conceitos relacionados com a Revolução de 25 de abril de 1974 constitui um recurso de acesso fácil à informação que te permite, de forma autónoma, a organização do pensamento e a construção do conhecimento histórico. Constitui, também, uma base de apoio para desenvolver diferentes abordagens de análise de acontecimentos históricos, problematizando-os. |
||
Audiolivro | Glossário 25 de Abril | 50 anos, 50 conceitosEste audiolivro é composto por cinquenta conceitos relacionados com a Revolução de 25 de abril de 1974. Constitui um recurso de acesso fácil à informação que te permite, de forma autónoma, a organização do pensamento e a construção do conhecimento histórico. |
||
A Hora da Liberdade | 25 de Abril de 1974A comemoração do dia 25 de Abril é um momento de reflexão e celebração em Portugal, marcando o fim de 48 anos de ditadura e o início da liberdade e democracia. Uma forma de entender essa transformação é através do filme “A Hora da Liberdade”. Convidamos-te a ver e explorar o vídeo interativo e a refletir sobre o significado da liberdade, os sacrifícios que foram necessários para a alcançar e os desafios de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Ao explorar os eventos históricos através do cinema, somos levados não apenas a entender o passado, mas também a sentir uma ligação com os valores e ideais que inspiraram aqueles que lutaram por uma nação livre e democrática. |
||
Vamos lá pensar... O que é a liberdade de expressão?Este recurso vai levar-te a refletir sobre o que é a liberdade de expressão. Aprende enquanto te divertes! |
||
Factos e argumentosNeste recurso em DAC, orientamos-te na compreensão de dois vídeos. Deverás tirar notas, sistematizar a informação factual recolhida e avaliar os argumentos apresentados. Seguidamente, desafiamos-te a refletir criticamente sobre o tema abordado e poderás organizar na tua escola um debate sobre o assunto aqui tratado, envolvendo várias disciplinas como História, Português e Cidadania e Desenvolvimento (caso estejas no 10.º ano, também a Filosofia). |
||
25 de Abril de 1974: Porquê?Conhecer a nossa História é compreender melhor quem somos. O dia 25 de abril é feriado nacional. Porquê? Vamos descobrir juntos um pouco mais de nós através de um vídeo interativo. |
||
Salgueiro Maia, um militar do 25 de abrilDescobre qual foi a ação do capitão Salgueiro Maia na revolução de 25 de abril de 1974. |
||
Entrevista ao Coronel Rodrigo Sousa e Castro, Capitão de abril, Capitão de novembroNada enriquece mais a nossa identidade do que o testemunho de um protagonista da nossa História. Convidamos-te a ver e ouvir o Sr. Coronel Rodrigo Sousa e Castro na sua partilha como Capitão de abril. A Revolução de 25 de abril de 1974 contada na primeira pessoa. |
||
A Revolução dos Cravos - o dia seguinteConsulta o “jornal” e os vídeos para saberes o que aconteceu no dia 26 de abril de 1974. |
||
Estado NovoAprender é divertido. Joga “Escape Room” e liberta um prisioneiro da PIDE, da cadeia do Forte de Peniche. Reflete sobre o uso da violência e da censura no passado e na atualidade. |
||
Primeiras Eleições em Liberdade. Portugal, 1975Observa a alegria dos portugueses quando pela primeira vez exerceram o seu direito ao voto livre. Repara na importância que dão ao dever de votar. O Presidente Interino da Assembleia Constituinte, Henrique de Barros, declarou aberta a sessão inaugural do primeiro Parlamento português eleito por sufrágio livre e afirmou: “A História, juiz implacável, dirá um dia se fomos ou não capazes de desempenhar cabalmente a missão que o eleitorado nos atribuiu, nessa grande e inesquecível jornada cívica que foi o 25 de Abril de 1975”. Tinham votado 92% dos eleitores. Descobre como foi este primeiro passo para um regime democrático pluralista em Portugal. |
||
Memórias do 25 de Novembro de 1975Com este recurso é possível aprenderes ao teu ritmo, o contexto histórico e a importância do 25 de Novembro de 1975 para a construção da democracia em Portugal. |
||
MFA | Democratizar, Descolonizar e DesenvolverDurante a Revolução de 25 de abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas (MFA) provocou a queda do regime de ditadura e entregou o poder à Junta de Salvação Nacional (JSN), presidida pelo general Spínola, para que esta fizesse cumprir o seu programa. Neste recurso, podes observar e analisar essa importante fonte histórica, o “Programa do Movimento das Forças Armadas Portuguesas”. Descobre porque é que este programa do MFA ficou conhecido pelo “Programa dos 3D”. |
||
"25 de Abril" | Luísa Ducla SoaresNeste recurso apresentamos-te um poema ilustrado, alusivo à Revolução de Abril, da autoria da escritora Luísa Ducla Soares. As imagens que ilustram este poema foram captadas no Museu da Guarda Nacional Republicana, um museu onde muito se pode aprender sobre o 25 de Abril de 1974. |
||
"Um tesouro" | Joana GonçalvesNeste recurso apresentamos-te um poema ilustrado, alusivo à Revolução de Abril, da autoria da escritora Joana Gonçalves. As imagens que ilustram este poema foram captadas no Museu da Guarda Nacional Republicana, um museu onde muito se pode aprender sobre o 25 de Abril de 1974. |
||
"Foram dias foram anos" | Manuel AlegreNeste recurso apresentamos-te um poema ilustrado, alusivo à Revolução de Abril, da autoria do escritor Manuel Alegre. As imagens que ilustram este poema foram captadas no Museu da Guarda Nacional Republicana, um museu onde muito se pode aprender sobre o 25 de Abril de 1974. |
||
"No tempo dos meus avós" | Joana GonçalvesNeste recurso apresentamos-te um poema ilustrado, alusivo à Revolução de Abril, da autoria da escritora Joana Gonçalves. As imagens que ilustram este poema foram captadas no Museu da Guarda Nacional Republicana, um museu onde muito se pode aprender sobre o 25 de Abril de 1974. |
||
"O Dia da Liberdade" | José Jorge LetriaNeste recurso apresentamos-te um poema ilustrado, alusivo à Revolução de Abril, da autoria do escritor José Jorge Letria. As imagens que ilustram este poema foram captadas no Museu da Guarda Nacional Republicana, um museu onde muito se pode aprender sobre o 25 de Abril de 1974. |
||
"O tesouro" | Manuel António PinaNeste recurso, propomos-te uma leitura guiada da obra O tesouro de Manuel António Pina. Através de um jogo de tabuleiro, poderás ler, jogar, aprender e divertir-te. Para a realização do jogo, é importante teres contigo um exemplar deste livro. |
||
"Barómetro" | Primavera MarcelistaNeste recurso, poderás aceder a uma cronologia que te permite “medir” o nível de concretização da liberalização esperada no período da “Primavera Marcelista” e perceber de que modo se fez sentir a permanência da ditadura. Esta análise proporciona-te um melhor entendimento de um processo que culminou na revolução de 25 de Abril de 1974. |
||
Ventos de Liberdade | A Revolução de Abril pelo olhar de Ingeborg Lippmann e Peter CollisObserva algumas fotografias inéditas enquanto ouves a entrevista ao Dr. Pedro Gomes, comissário da exposição “Ventos de liberdade. A Revolução de Abril pelo olhar de Ingeborg Lippmann e Peter Collis”. As fotografias foram depositadas na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, que organizou e preservou o arquivo dos dois fotojornalistas. Este acervo foi apresentado numa exposição no Museu do Oriente, em comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. Descobre como é que estes fotojornalistas estrangeiros captaram a Revolução e a vida em Portugal na década de 1970. |
||
Parcerias | Abril no Museu da Guarda Nacional Republicana
Neste espaço, podes descobrir o Museu da Guarda Nacional Republicana, no Largo do Carmo em Lisboa.
Teaser | Abril no MuseuContinuamos a partilhar as memória e as vivências do país antes, durante e após Abril de 74. Juntos, construímos uma memória coletiva propícia à aprendizagem e à consolidação da partilha entre gerações sobre um património que é de todos nós. Nesta série de testemunhos sobre a Revolução de Abril no Quartel do Carmo, damos voz aos alunos que nos apresentam o espólio do Museu da GNR numa experiência única de memória intergeracional. |
||
A Fotografia | Abril no MuseuEste é o 1.º episódio da série “Abril no Museu”, testemunhos sobre a Revolução de 25 de Abril de 1974 pela voz dos alunos que nos guiam pelo espólio do Museu da GNR no Quartel do Carmo. Uma experiência única, de memória intergeracional: é como se o fotógrafo Eduardo Gageiro tivesse o poder de congelar um momento da Revolução de Abril, no passado, para nos oferecer o privilégio de o “vivermos” 50 anos depois, no futuro, que somos nós. |
||
Primavera Marcelista | Abril no MuseuNeste 2.º episódio da série “Abril no Museu”, continuamos a deixar-nos guiar pela voz dos alunos. O que foi a Primavera Marcelista? Será que o governo de Marcelo Caetano ocorreu apenas durante a primavera? Descobre o significado desta expressão através da visita ao espólio do Museu da GNR no Quartel do Carmo. |
||
A Poltrona | Abril no MuseuJá sabes que o património é um mensageiro do tempo. Continuamos a nossa viagem pelas memórias da Revolução de 25 de Abril de 1974, guiados pela voz dos alunos. Desta vez, temos de descobrir um enigma: Porque estará uma poltrona exposta no Museu da GNR, no Carmo? Será para os visitantes se sentarem a descansar? |
||
GNR na rua | Abril no MuseuNeste quarto episódio da série "Abril no museu", a revolução está na rua. Descobre qual foi a primeira força da GNR a sair dos quartéis e como se posicionou ao enfrentar as forças da Escola Prática de Cavalaria de Santarém no Terreiro do Paço. |
||
Cerco ao Quartel do Carmo | Abril no MuseuEste é o 5.º episódio da série “Abril no Museu”. Continuamos a visita guiada pelo espólio do Museu da GNR no Quartel do Carmo. Desta vez, para observar fotografias da revolução na rua, do cerco ao Quartel e das tentativas para retirar Marcelo Caetano do local sobre o qual ele próprio afirmou que se tornou numa ratoeira. Descobre o que terá levado o presidente do Conselho de Ministros a afirmar que tudo se dispôs para que ficasse cercado sem hipótese de fuga. |
||
Salgueiro Maia | Abril no MuseuNeste 6.º episódio da série “Abril no Museu”, continuamos a construir uma memória intergeracional. Desta vez, vamos deixar que alguns objetos utilizados pelo Capitão Salgueiro Maia nos transportem no tempo… Um tempo que é também nosso, pois sem ele não viveríamos em liberdade. Salgueiro Maia, o jovem de 29 anos, incentivou à coragem da ação revolucionária. Descobre a forma peculiar como incentivou os companheiros e o seu papel fundamental na revolução de 25 de abril de 1974. |
||
Ultimatos e Tiros | Abril no MuseuNeste recurso, podes observar mais um empolgante episódio da série “Abril no Museu” – 7.º Episódio. Jovens alunos, como tu, explicam como foi a dinâmica do cerco ao Quartel do Carmo, dos ultimatos dados pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) e do uso da força para pressionar a rendição do chefe do governo, Marcelo Caetano. Descobre como reagiram as pessoas que se encontravam dentro do Quartel. Será que houve lugar a negociações? |
||
O Povo na Revolução | Abril no MuseuEste é o 8.º episódio da série “Abril no Museu”, testemunhos sobre a Revolução de 25 de Abril de 1974. Desta forma, construímos uma memória intergeracional. Certamente que conheces imagens das ruas de Lisboa e, sobretudo, do Largo do Carmo, com multidões de civis a interagirem com os militares. É uma imagem típica da “Revolução dos Cravos”. Descobre como é que a população participou na revolução? Como é que os militares geriram as operações no meio da multidão? |
||
Negociações | Abril no MuseuEmpolgante, este 9.º episódio da série “Abril no Museu”! Tensão, perigo de derramamento de sangue, ultimatos, tiros, negociações, multidão ansiosa, tudo isto e muito mais… Descobre como se resolveu esta situação de impasse no cerco ao Quartel do Carmo, através da voz de jovens como tu. |
||
Rendição | Abril no MuseuNeste 10.º episódio da série “Abril no Museu”, ficarás a conhecer as circunstâncias em que se deu a queda do governo liderado por Marcelo Caetano e a quem foi entregue o poder. Descobre porque é que a chaimite “Bula” se tornou um dos símbolos da revolução de Abril? |
||
A Escola no Estado Novo | Abril no MuseuEste é o 11.º e último episódio da série “Abril no Museu”. O acervo do Museu da GNR no Quartel do Carmo que os jovens alunos nos apresentam é o de uma sala de aula do período do Estado Novo. Como era a escola? Será que era muito diferente da tua? |
||
Abril sai à Rua
Neste espaço, podes descobrir algumas ruas relacionadas com o 25 de Abril de 1974.
Abril sai à rua | Vasco LourençoNeste recurso vais conhecer uma rua com o nome de um Capitão de Abril, neste caso Vasco Lourenço. Esta é uma forma bonita de conhecer e homenagear o homem. |
||
Abril sai à rua | Salgueiro MaiaNeste recurso vais conhecer uma rua com o nome de um Capitão de Abril, neste caso Salgueiro Maia. Esta é uma forma bonita de conhecer e homenagear o homem. |
||
Abril sai à rua | Melo AntunesNeste recurso vais conhecer uma rua com o nome de um Capitão de Abril, neste caso Melo Antunes. Esta é uma forma bonita de conhecer e homenagear o homem. |
||
Abril sai à rua | Otelo Saraiva de CarvalhoNeste recurso vais conhecer uma rua com o nome de um Capitão de Abril, neste caso Otelo saraiva de Carvalho. Esta é uma forma bonita de conhecer e homenagear o homem. |
||
Abril sai à rua | Jaime NevesNeste recurso vais conhecer uma rua com o nome de um Capitão de Abril, neste caso Jaime Neves. Esta é uma forma bonita de conhecer e homenagear o homem. |
||
Webinários
Neste espaço, podes descobrir, explorar e analisar testemunhos, tertúlias e comunicações diversas que promovem o estudo e a divulgação do respeito pelos direitos humanos, pela liberdade e democracia no contexto da Revolução de Abril, 50 anos depois.
Ditadura e Liberdade – um testemunhoÉ importante conhecer a História, é importante refletir sobre a História. Com este Webinar tens a oportunidade de conhecer como era a educação no tempo da ditadura, com base em fontes históricas inéditas e na experiência pessoal do orador. Serão ainda abordados temas como a dificuldade em continuar os estudos, a falta de assistência médica e a violência doméstica no tempo da ditadura. A transição da ditadura para a liberdade basear-se-á igualmente nas vivências do orador e num excerto do filme “Capitães de Abril”. |
||
Viver, lutar e celebrar os 50 anos do 25 de AbrilNeste Webinário, teremos o privilégio de ver e ouvir um testemunho através da voz do nosso orador, José Pedro Soares, que nos contará a sua experiência enquanto preso político nas prisões de Caxias e Peniche, onde foi alvo de violenta tortura devido à sua ação de luta antifascista, durante o regime ditatorial do Estado Novo. A riqueza deste testemunho não fica pelo tempo da ditadura, pois a Revolução de Abril restituiu-lhe a liberdade e foi eleito, nas primeiras eleições livres, deputado à Assembleia Constituinte. |
||
Os "retornados" de AbrilApós o 25 de abril de 1974, dá-se o fim da guerra colonial e o início do processo de descolonização, que consequentemente provocou o regresso de milhares de portugueses das ex-colónias. Foram designados de “retornados” sem ter em conta qual era a sua nacionalidade ou local de origem. O caso português foi proporcionalmente o mais significativo, pois o número de deslocados desembarcados na metrópole representou um quantitativo superior a 5% do total da população metropolitana. Nada melhor do que ouvir os testemunhos de quem viveu estes acontecimentos históricos na primeira pessoa. Como te sentirias se de repente tivesses de abandonar a tua “terra”, os teus amigos, a tua escola e a tua casa? |
||
Cinema Português antes e depois de 25 de Abril de 1974Neste webinário, Mário Augusto - jornalista de cinema, escritor e apresentador de televisão - irá revisitar o caminho feito pelo cinema português, desde o incrível projeto da Invicta Films do Porto (década de 20), passando pelos novos tempos do sonoro e do novo cinema português do pós 25 de abril que inaugurou novos percursos que ainda hoje se reinventam. |
||
Webinário: Vozes de Abril | Ecos da RevoluçãoNeste webinário, temos o privilégio de ouvir o testemunho de Eugénio Ruivo, que começou cedo o ativismo político como forma de resistência à ditadura. Era um jovem como tu. Esta atividade política levou à sua prisão pela PIDE/DGS em 1971. Apesar de ter sido libertado após ter sido torturado, enfrentou diversas detenções ao longo dos anos e encontrava-se preso em Caxias quando se deu a Revolução de 25 de Abril de 1974. As suas memórias tornam-se também nossas, pois, como já sabes, juntos construímos uma memória intergeracional e promovemos uma intervenção responsável na sociedade democrática. |
||
Webcasts
Neste espaço, podes descobrir, explorar e analisar testemunhos únicos, em formato webcast. Não percas esta oportunidade de conhecer melhor o que foi a Revolução de Abril de 1974.
Webcast | Abril e a Conservação da natureza: Testemunhos da Liga para a Protecção da NaturezaNeste webcast, tendo como mote a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, Ana Luísa Baeta Neves e João Bugalho, em conversa com Rúben Oliveira, partilham alguns dos momentos-chave de 75 anos de trabalho da Liga para a Protecção da Natureza em prol da conservação do Património Natural. |
||
Testemunhos
Neste espaço, podes descobrir, explorar e analisar testemunhos únicos, que não vais esquecer. Só assim poderemos garantir o respeito pelos direitos humanos, pela liberdade e democracia no contexto da Revolução de Abril, 50 anos depois.
25 de Abril | Em Timor-LesteNesta entrevista, poderás conhecer a Revolução do 25 de abril de 1974 do ponto de vista dos Timorenses, através da voz do Dr. Álvaro Rosário Vasconcelos. Quais as expectativas que surgiram com o 25 de Abril? Qual o impacto desta revolução no território, nomeadamente no decorrer do processo de descolonização de Timor-Leste, entre 1974 e 1975? |
||
25 de Abril | No Rossio, em LisboaNeste recurso partilhamos uma entrevista com testemunhos e memórias do Senhor Carlos Oliveira que viveu o período do Estado Novo e a revolução de Abril. Assiste à entrevista com o lojista da Tabacaria Mónaco, no Rossio, em Lisboa. |
||
25 de Abril | Aurora RodriguesNeste recurso partilhamos uma palestra constitui um momento de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, momento de partilha de conhecimento e experiências únicas que nos enriquecem e nos permitem passar testemunhos de um património muito relevante na preservação da democracia. |
||
|
25 de Abril | Eugénio RuivoNeste recurso partilhamos o testemunho de Eugénio Ruivo, ex-preso político, em plena Av. da Liberdade, no dia 25 de Abril de 2024, 50 anos depois do 25 de Abril de 1972. |
|
Nas palavras e nas estórias... Memórias de Abril | Hugo GonçalvesNesta coleção iremos partilhar um conjunto de entrevistas com testemunhos e memórias de pessoas que viveram, investigaram ou escreveram sobre a revolução de Abril. Assiste à entrevista com o escritor e guionista Hugo Gonçalves. |
||
Nas palavras e nas estórias... Memórias de Abril | Marta Martins SilvaA jornalista e escritora Marta Martins Silva dá-nos o seu testemunho sobre o 25 de abril de 1974 e sobre os seus estudos daquele tempo. |
||
Nas palavras e nas estórias... Memórias de Abril | Carla M. SoaresA escritora Carla M. Soares dá-nos o seu testemunho sobre o 25 de Abril de 1974 e sobre os seus livros. |
||
Nas palavras e nas estórias... Memórias de Abril | Maria João CovasNesta coleção partilhamos um conjunto de entrevistas com testemunhos e memórias de pessoas que viveram, investigaram ou escreveram sobre o país antes e depois do 25 de abril. Assiste à entrevista com a professora Maria João Covas. |
||
Nas palavras e nas estórias... Memórias de Abril | Vitor HerdeiroO investigador e escritor Vitor Herdeiro dá-nos o seu testemunho sobre a RARET antes e depois do 25 de abril e sobre os seus estudos sobre aquela empresa. |
||
|
Nas palavras e nas estórias... Memórias de Abril | Paula Lobato de FariaA escritora Paula Lobato de faria dá-nos o seu testemunho sobre o seu mais recente livro “Liberdade” e sobre os seus livros anteriores. |
|
Avô, onde estavas no dia 25 de abril de 1974? | Episódio 1Neste recurso vais ouvir um testemunho de alguém que viveu antes e depois do dia 25 de abril de 1974, numa entrevista entre avô e neto. |
||
Avô, onde estavas no dia 25 de abril de 1974? | Episódio 2Neste recurso vais ouvir um testemunho de alguém que viveu antes e depois do dia 25 de abril de 1974, numa entrevista entre avô e neta. |
||
Avô, onde estavas no dia 25 de abril de 1974? | Episódio 3Neste recurso vais ouvir um testemunho de alguém que viveu antes e depois do dia 25 de abril de 1974, numa entrevista entre avô e netos. |
||
|
Avô, onde estavas no dia 25 de abril de 1974? | Episódio 4Neste recurso vais ouvir vários testemunhos de avós e avôs que viveram antes e depois do dia 25 de abril de 1974, entrevistados pelos seus netos, alunos do 4.º ano do Agrupamento Visconde Juromenha. |
|
|
Avô, onde estavas no dia 25 de abril de 1974? | Episódio 5Neste recurso vais ouvir vários testemunhos de avós e avôs que viveram antes e depois do dia 25 de abril de 1974, entrevistados pelos seus netos, alunos do 4.º ano do Agrupamento Visconde Juromenha. |
|
Projetos de escolas
Este espaço é para ti. Partilha os teus trabalhos e contribui para fazermos o retrato do país, antes e depois de Abril.
Vídeos | Um Rio de AbrilO Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, em Rio Maior, partilha o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, em comemoração dos 50 anos da Revolução de Abril. |
||
LiberdadeEsta compilação, organizada em duas partes, reúne um conjunto de textos e desenhos relacionados com a “Liberdade”. Estes trabalhos foram realizados por alunos do ensino secundário, do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, do Concelho de Cascais, e são um contributo para o projeto "Meio Século de Democracia: Testemunhos e Memória Intergeracional". Parte I e Parte II. |
||
Poema | O grito de Esperança nunca se calou!“O Grito de Esperança nunca se calou” é um poema acerca do 25 de Abril 1974, escrito pela professora Patrícia Baltazar do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti e que, neste vídeo, é declamado pela ex-aluna Stéffany Jesus, usufruindo da estética visual dos Cartazes do Plano Nacional de Cinema em comemoração dos 50 anos da Revolução de Abril. |
||
Vídeo | Ditadura de Salazar e o seu ImpactoO vídeo “Ditadura de Salazar e o seu Impacto” é resultado do projeto Erasmus+ “Be a Citizen! Belong!” 2022-3-PT02-KA210-YOU-000093435 que decorreu entre Portugal, Grécia e Bulgária. O projeto teve como objetivo mitigar o problema social da crescente radicalização dos jovens e da desvalorização e desconhecimento dos valores comuns e dos Direitos Humanos. A Escola Secundária Martins Sarmento associou-se. |
||
Vídeo | O Estado Novo e o 25 de Abril de 1974Este vídeo apresenta o Estado Novo definindo o Regime em antecedentes, cultura, economia, sociedade e política. É igualmente possível perceber o 25 de abril em oposição ao Estado Novo nos temas da cultura sociedade, economia e política, pelas alunos e professores da Escola Secundária Henrique Medina. |
||
Vídeo e Podcast | 25 de Abril de 1974O vídeo e o Podcast surgem numa vontade em fazer chegar aos colegas o que foi o 25 de abril de 1974. Estes foram realizados pelos alunos de 9.º e 12.º anos do CAFE de Díli, Timor-Leste. e |
||
Projeto | 25 de Abril Sempre!No âmbito do "projeto 25 de abril sempre", pretendeu-se numa das atividades/desafios propostos, que os alunos elaborassem uma "obra de arte ", de acordo com os princípios plásticos das vanguardas artísticas que estudaram no corrente ano. Conheça este projeto mais detalhadamente no Mural dos Trabalhos da turma 12.º 6, Projeto "25 de abril", da Escola Secundária D. Pedro V, do AE das Laranjeiras, em Lisboa. Igualmente partilhamos o trabalho da turma do 12.º 5.ª integrados no Projeto "Fala-me de Revolução", do grupo de História: "Impacto de uma guerra colonial", do aluno Miguel Santos e "Angola antes do 25 de Abril" de Yasmin Hespanhol. |
||
Vídeo | VampirosEfetuada uma pesquisa de Cantautores relacionados com o 25 de Abril de 1974, a escolha recaiu em Zeca Afonso, canção "Os Vampiros". No decurso das aulas decorreram ensaios instrumentais e vocais com flautas de bisel e vozes, acompanhados à guitarra pelo professor de Música. Posteriormente, decorreu a gravação em sala de aula das vozes e flautas, utilizando o computador, microfone e uma placa de som. Filmou-se a interpretação musical dos alunos em sala de aula e uma pesquisa de imagens de arquivo da RTP sobre a Revolução de Abril, tendo sido concluído o vídeo do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. |
||
Podcasts | À Conversa com os AvósO trabalho que apresentamos foi realizado pelos alunos alunos da Escola Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria. Não percam os nove episódios de "À conversa com os Avós | 50 anos de Liberdade". |
||
Vídeo | Avô e a Guerra ColonialO trabalho que apresentamos foi realizado por alunos do 9.º e 12.º anos do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo. |
||
Vídeos | Histórias de LiberdadeNo âmbito do tema proposto pelo #EstudoEmCasa@, alguns alunos do 9.º e 12.º ano e respetivos avós, disponibilizaram-se a vir à Escola realizar entrevistas. Estas são um testemunho das suas vivências e memórias do tempo do Estado Novo e da revolução do 25 de Abril. Estes vídeos fazem parte de outras atividades projetadas para a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril do Agrupamento de Escolas de Nelas. |
||
25 de Abril - 50 anos de LiberdadeNo âmbito do tema proposto pelo projeto #EstudoEmCasa Apoia, alguns alunos da turma E, do 11.º ano, do Agrupamento de Escolas Queluz/Belas, entrevistaram alguns dos seus familiares a fim de darem o seu testemunho das suas vivências e memórias antes e depois do 25 de Abril. Este vídeo faz parte do projeto dos DAC onde foram desenvolvidas algumas das competências Ssocioemocionais, criatividade, responsabilidade, cooperação e tolerância. |
||
Vídeos e Podcasts | Entrevistas sobre o 25 de AbrilOs trabalhos que apresentamos foram realizados por alunos do 6.º C, do Agrupamento de Escolas de Tábua, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. |
||
Vídeos | Entrevistas de AE de Alhos VedrosA partir da leitura do livro “Avó onde é que estavas no 25 de abril?” de Ana Markl e Christina Casnellie, e exploração da temática, os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo da EB de Alhos Vedros desenharam cravos em quadrados de papel colorido para a construção do painel/mural conjunto de Escola. |
||
25 de Abril - 50 anos de Liberdade | Entrevistas do AE de Santa Comba DãoAs Memórias e Testemunhos Intergeracionais de Santa Comba Dão: vídeo 1 | “Como reagiu a população de Santa Comba Dão ao 25 de abril?” ; vídeo 2 | “Como era a vida antes e depois do 25 de Abril?" ; vídeo 3 | "Oliveira Salazar era do Vimieiro, o que se sabia sobre ele aqui" ; e Vídeo 4 | “Como era encarada a Guerra Colonial pela população em Santa Comba Dão?” . As entrevistas foram realizadas pelos alunos do 9.º ano do AESCD. |
||
Vídeos | Tons de LiberdadeCinquenta anos após o 25 de Abril de 1974, cidadãos comuns relatam, na primeira pessoa, algumas das suas vivências durante o Estado Novo e o período revolucionário, descrevendo o contraste entre a repressão e o medo da ditadura e os direitos, liberdades e garantias da democracia. São testemunhos pungentes que nos ajudam a compreender o valor inestimável da liberdade, que desabrochou sob a forma de cravos vermelhos, mas que é feita de todas as cores, pelo AE de Arganil. Parte 1 ; Parte 2 ; Parte 3 ; e Final . |
||
Vídeo | Revolução dos 3Ds, 50 anos do 25 de AbrilO AE Conde Ourém apresenta o documentário "Revolução dos 3Ds, 50 anos do 25 de Abril", que conta com imagens e texto que relatam o que foi a Revolução de Abril. Igualmente, esclarecem sobre o porquê dos 3Ds e apresentam um testemunho de quatro ourienses que falam sobre o que mudou, do que sentiram aquando da revolução. |
||
Entrevistas | Avós e Netos do 25 de AbrilOs trabalhos realizados pelas alunas e alunos do 7.º D da Escola Básica Egas Moniz, do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, Guimarães, são o resultado de um conjunto de entrevistas realizadas aos seus avós, que de uma forma simples e genuína espelham as suas experiências pessoais e a realidade vivida na época do 25 de Abril de 1974. |
||
Revisitar Abril na Ferreira de CastroNeste recurso, através de diversos testemunhos que abordam o regime escolar, a Mocidade Portuguesa, a Guerra Colonial, a ausência de liberdade, entre outros, os alunos irão compreender as vivências individuais no antes e pós Revolução do 25 de Abril. |
||
Celebrações dos 50 anos do 25 Abril em Santa BárbaraResumo da celebração dos 50 anos do 25 Abril no Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara. Juntos, a gritarmos LIBERDADE. Iniciativa da Associação de Pais e EE da EB Santa Bárbara, que envolveu toda a comunidade escolar e contou com o apoio da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e a colaboração da Associação Social de Silveirinhos.
|
||
Celebrações História 25+50 | AE de FafeResumo da celebração dos 50 anos do 25 Abril no Agrupamento de Escolas de Fafe, com o projeto de História 25+50. |
||
Podcast | 5 entrevistas, 6 pessoas e 50 anos do 25 de Abril de 1972As alunas do Agrupamento de Escolas de Martinho Árias realizaram entrevistas a 6 mulheres que vivenciaram o período anterior à revolução, durante a revolução e depois da revolução do 25 de Abril de 1972, colocando-lhes questões sobre as suas vidas, os seus medos e as mudanças que experienciaram nestas épocas. |
||
Documentário | Ensino em Portugal antes do 25 de Abril de 1974Em nome dos alunos do 12.º A, da área de línguas e humanidades, da Escola Básica e Secundária Luís de Camões (Constância), envio o resultado final do nosso trabalho, no âmbito do projeto "Meio Século de Democracia - Testemunhos intergeracionais". |
||
Vídeo | Canções de Abril |
||
Vídeo | Cantando AbrilNeste recurso apresentamos-te as interpretações musicais e a declamação de poesias dos alunos do 4.º ano, da Escola EB1 de Vila Verde, como forma de homenagear a liberdade e a democracia conquistadas com a revolução do 25 de abril de 1974. |
||
Vídeo | 25 de Abril, AE de EsgueirasNeste recurso apresentamos-te o vídeo do AE de Esgueiras sobre o 25 de Abril de 1974. |
||
25 de Abril | ES de AmaranteNeste recurso apresentamos-te os trabalhos produzidos pelos alunos da Escola Secundária de Amarante, nas disciplinas de História e Cidadania e desenvolvimento. 9.º A , 9.º B , entrevista 1 , entrevista 2 , entrevista 3 e entrevista 4 . |
||
Vídeos | Visita guiada ao museu escolarSabias que nos Marrazes, em Leiria, existe um museu que nos permite conhecer uma sala de aula do Estado Novo? Trata-se de uma réplica de uma sala de aula do Estado Novo onde encontramos equipamentos e utensílios escolares e pedagógicos, iconografia, brinquedos e um vasto espólio bibliográfico e documental da instrução primária, desde a Monarquia até à década de 70 do século XX. Queres saber mais?.....então junta-te a nós! Reportagem 1 ; reportagem 2 ; reportagem 3 ; reportagem 4 . |
||
Inclusão, Perspectivas, Factos e Vivências | EBS Joaquim Inácio da Cruz SobralInclusão: este trabalho nasce do facto de termos na turma 12.º D, da Escola Básica Joaquim Inácio da Cruz Sobral em Sobral de Monte Agraço, 3 alunos portadores do espetro do autismo. Era nosso desejo perceber as diferenças na vivência social e escolar das crianças e jovens com deficiência, antes e depois do 25 de Abril de 1974. Depois de um trabalho de pesquisa, em grupo, realizámos uma maquete que ilustra essas duas realidades. Para além do trabalho prático, elaborámos um enquadramento teórico deste tema; Perspectivas: neste áudio, os entrevistados recordam as suas experiências e vivências durante o regime do Estado Novo e o dia 25 de abril de 1974, refletindo sobre as mudanças que sentiram nas suas vidas; Factos: o Ensino Primário do regime salazarista era seriamente diferente do de hoje em dia. Neste curto podcast, pretendemos dar a conhecer essas diferenças. No primeiro episódio, damos a conhecer alguns factos gerais sobre a educação primária até meio da década de 70. No segundo episódio, tivemos a oportunidade de entrevistar um cidadão da vila que integrou o ensino primário durante o regime salazarista. Por fim, no terceiro e último episódio, lemos algumas passagens dos manuais da primária da época; Vivências: nestes vídeos, os entrevistados José Azevedo e Jorge Barradas recordam as suas experiências e vivências durante o regime do Estado Novo e o dia 25 de abril de 1974, refletindo sobre as mudanças que sentiram nas suas vidas, parte 1 e parte 2. |
||