Os Guiões de Trabalho Autónomo (GTA) foram concebidos com o propósito de, como complemento ao que as escolas já fazem, ajudar os alunos a, autonomamente, realizarem e consolidarem aprendizagens, em casa ou na escola. Contemplam tarefas que podem ser realizadas individualmente ou em grupo, baseadas na exploração de materiais aos quais os alunos têm fácil acesso, como, por exemplo, o manual escolar.  Além disso, preveem momentos de reflexão sobre o trabalho realizado que permitem aos alunos, individualmente e/ou em pequenos grupos, refletir, discutir e identificar o que já sabem, o que ainda têm de aprender melhor e o que devem fazer para melhorar, baseados em mecanismos de autoavaliação, de avaliação entre pares ou de fichas e outros instrumentos autocorretivos.

Cada Guião de Trabalho Autónomo (GTA), com indicações precisas sobre o trabalho a desenvolver no respetivo guião, tem um tempo estimado de 90 minutos para a sua exploração e está organizado em cinco secções:

 

Nesta secção, é feita uma breve introdução ao tema a trabalhar, com um enquadramento relativamente à sua utilidade e ligação a contextos reais.
 

 

O que vou aprender?
Nesta secção, elencam-se as AE em foco nas tarefas e os objetivos pretendidos em cada sequência de aprendizagem.
 

 

Como vou aprender?
Nesta secção, apresenta-se a sequência de tarefas, com instruções de trabalho concretas para alcançar os objetivos (versão para impressão, azul, e versão para a exploração digital, salmão), assim como as modalidades de trabalho a privilegiar (trabalho individual, em pares, em grupo) e a duração estimada para cada tarefa.
 

 

O que aprendi?
Nesta secção, disponibilizam-se instrumentos de autoavaliação e monitorização das aprendizagens realizadas ao longo da sequência.
 

 

Como posso complementar esta aprendizagem?
Nesta secção, são apresentadas sugestões complementares relacionadas com objetivos de aprendizagem, que podem remeter para exploração digital e/ou noutros espaços da comunidade (bibliotecas, museus, jardins, etc.)
 

 

Guiões de Trabalho Autónomo

GTA 1 | T4 | ST1 | Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva

O que é o conhecimento?

A epistemologia é a área da Filosofia que se dedica ao estudo dos problemas relativos ao conhecimento, em especial à… (Ler mais)
GTA 1 | T1 | Narrativas visuais

Arte e Contexto

O objetivo deste guião é proporcionar uma reflexão sobre a evolução estética no desenho através da análise de obras de… (Ler mais)
GTA 1 | T1 | Cultura visual

Contextos e intencionalidade

A cultura visual está presente em todos os aspetos do nosso quotidiano. Desde a publicidade, ao design, à arquitetura,… (Ler mais)
GTA 1 | T1 | Os agentes económicos e o circuito económico

Os agentes económicos e os fluxos (reais e monetários)

Na atividade económica intervém uma multiplicidade de agentes de natureza diversa, que no decurso da atividade… (Ler mais)
GTA 1 | T1 | ST1 | A Economia como ciência

Ciências sociais e fenómenos sociais

Ao viver em sociedade, o ser humano relaciona-se com outros indivíduos, com a Natureza e com instituições. Essas… (Ler mais)
GTA 1 | T1 | ST1 | Os ácidos nucleicos

Qual é a composição e a estrutura do DNA?

Sabias que tens um livro de instruções dentro das tuas células? O ADN ou DNA é o código da vida, contém todas as… (Ler mais)
GTA 1 | T1 | ST1.1 | Os espaços rurais em mudança | Estruturas agrárias em Portugal

Como está organizado o espaço rural?

Alguma vez pensaste na organização do espaço rural? Vem descobrir de que forma as atividades agrícolas e a ocupação e… (Ler mais)
GTA 1 | T1 | ST1 | As transformações das primeiras décadas do século XX

Quais as mudanças resultantes da rutura que constitui a I Guerra Mundial?

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) diferenciou-se dos anteriores conflitos. Após o final deste conflito, surge uma… (Ler mais)
GTA 1 | T1 |  ST1 | Racionalidade argumentativa da Filosofia

Introdução à Filosofia e ao filosofar

O que é a Filosofia? Começaremos por fazer uma breve introdução à disciplina explicando o significado da palavra “… (Ler mais)
GTA 1 | T1 | ST1 | Modelos Matemáticos nas eleições e na partilha

Maioria Simples

Todas as disciplinas, incluindo a Matemática, devem contribuir para o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos… (Ler mais)