Quando pensamos na ação humana, uma das grandes questões da Filosofia é o problema do livre-arbítrio. Dizer que alguém agiu de forma livre significa também perguntar se essa pessoa é responsável pelas suas escolhas.
No nosso dia a dia, acreditamos que temos liberdade para decidir: escolher um caminho, tomar uma decisão ou agir de determinada maneira. Contudo, ao mesmo tempo, reconhecemos que existem limites a essa liberdade, já que muitas das nossas ações e acontecimentos parecem depender de causas anteriores e das leis da natureza. É aqui que surge a ideia de determinismo.
Assim, torna-se fundamental refletir sobre esta questão: “Será que somos realmente livres quando escolhemos?” Para procurar uma resposta, é importante compreender melhor o que significa a ação humana e esclarecer os conceitos de livre-arbítrio e de determinismo.
|
Como se mantém o equilíbrio térmico na terra?Neste Guião de Trabalho Autónomo vais descobrir por que razão a Terra não aquece indefinidamente, apesar de receber… (Ler mais) |
|
Difração da luzAprender sobre a difração da luz permite descobrir que a luz não viaja sempre em linha reta e pode contornar obstáculos… (Ler mais) |
|
Como se organizam e funcionam os ecossistemas?Os ecossistemas são sistemas dinâmicos onde os seres vivos interagem entre si e com o meio físico. Compreender como se… (Ler mais) |
|
Formação e destruição do ozono na estratosferaO ozono é uma molécula pequena, mas com enorme impacto na vida na Terra. Na estratosfera, protege-nos da radiação… (Ler mais) |
|
Ideias sobre seleção natural: quem tem razão? – parte IPõe à prova os teus conhecimentos sobre evolução e seleção natural. Explora vários cartoons com situações familiares… (Ler mais) |