Quando pensamos na ação humana, uma das grandes questões da Filosofia é o problema do livre-arbítrio. Dizer que alguém agiu de forma livre significa também perguntar se essa pessoa é responsável pelas suas escolhas.
No nosso dia a dia, acreditamos que temos liberdade para decidir: escolher um caminho, tomar uma decisão ou agir de determinada maneira. Contudo, ao mesmo tempo, reconhecemos que existem limites a essa liberdade, já que muitas das nossas ações e acontecimentos parecem depender de causas anteriores e das leis da natureza. É aqui que surge a ideia de determinismo.
Assim, torna-se fundamental refletir sobre esta questão: “Será que somos realmente livres quando escolhemos?” Para procurar uma resposta, é importante compreender melhor o que significa a ação humana e esclarecer os conceitos de livre-arbítrio e de determinismo.
|
Como se consolidou a hegemonia dos Estados Unidos?Na segunda metade da década de 1980, aquando da chegada de Mikhail Gorbatchov à liderança da União Soviética, a ordem… (Ler mais) |
|
Aplica e pratica sobre a rede urbana e as relações campo - cidadeAplica o que aprendeste sobre rede urbana e relações campo-cidade. |
|
Como pode a radiação solar potenciar o desenvolvimento do turismo?Neste Guião de Trabalho Autónomo vais relacionar a abundância de Sol com o sucesso do setor turístico nacional,… (Ler mais) |
|
Extensão das reações químicasCompreender a constante de equilíbrio, 𝐾𝑐 , e a extensão das reações químicas permite perceber até que ponto uma reação… (Ler mais) |
|
Investiga fatores que influenciam a atividade enzimáticaAs enzimas são essenciais para o funcionamento dos seres vivos, pois aceleram reações químicas fundamentais. No entanto… (Ler mais) |