A Segunda Lei da Termodinâmica ajuda-nos a compreender que, em todos os processos naturais, a energia tende a transformar-se em formas menos disponíveis para realizar trabalho útil. Embora a energia total se conserve (Primeira Lei), parte da energia degrada-se, dispersando-se frequentemente sob a forma de calor. Este princípio explica por que razão as máquinas não são 100% eficientes, porque é impossível converter integralmente calor em trabalho e porque qualquer processo espontâneo, como a difusão, o atrito ou o arrefecimento, ocorre no sentido da diminuição da energia útil e do aumento da entropia.
Aprender estes conceitos permite analisar criticamente o rendimento dos processos tecnológicos e naturais, refletindo sobre a utilização sustentável dos recursos energéticos. Ajuda também a perceber fenómenos quotidianos, desde o aquecimento de uma lâmpada até às perdas de energia num frigorífico.
Ao relacionar ciência, tecnologia e ambiente, desenvolves competências de tomada de decisão informada e responsabilidade individual e coletiva na gestão da energia.
|
Quais foram as opções económicas após a Revolução do 25 de Abril?O final da II Guerra Mundial determinou a derrota dos totalitarismos europeus de extrema direita. A afirmação das… (Ler mais) |
|
AML e a região do Oeste: como se organizam e interagem?Entender os padrões de organização do sistema urbano português e a relação entre a AML e a região do Oeste é… (Ler mais) |
|
Como varia a temperatura? Conceitos e fatoresNeste Guião de Trabalho Autónomo vais estudar conceitos que explicam o aquecimento do ar e o fenómeno do "desfasamento… (Ler mais) |
|
Pureza e rendimentoCompreender a estequiometria das reações químicas permite prever as quantidades de substâncias que participam numa… (Ler mais) |
|
Observação de células ao microscópio óticoA observação microscópica permite reconhecer as principais estruturas celulares e compreender que a célula constitui a… (Ler mais) |