Quando pensamos na ação humana, uma das grandes questões da Filosofia é o problema do livre-arbítrio. Dizer que alguém agiu de forma livre significa também perguntar se essa pessoa é responsável pelas suas escolhas.
No nosso dia a dia, acreditamos que temos liberdade para decidir: escolher um caminho, tomar uma decisão ou agir de determinada maneira. Contudo, ao mesmo tempo, reconhecemos que existem limites a essa liberdade, já que muitas das nossas ações e acontecimentos parecem depender de causas anteriores e das leis da natureza. É aqui que surge a ideia de determinismo.
Assim, torna-se fundamental refletir sobre esta questão: “Será que somos realmente livres quando escolhemos?” Para procurar uma resposta, é importante compreender melhor o que significa a ação humana e esclarecer os conceitos de livre-arbítrio e de determinismo.
|
Como resolvo exercícios de avaliação sobre orações?Desafiamos-te a identificar e classificar orações subordinadas em diferentes tipos de textos, recorrendo a raciocínio… (Ler mais) |
|
De que forma persistem, em muitas zonas do mundo, as tensões pluriétnicas, nacionalistas e religiosas?Na segunda metade da década de 1980, à chegada de Mikhail Gorbatchov à liderança da União Soviética, a ordem… (Ler mais) |
|
Qual o contributo do transporte terrestre para o desenvolvimento?Transporte terrestre. Conhecer o contributo das redes rodoviária e ferroviária para o desenvolvimento nacional e a sua… (Ler mais) |
|
Aplica o que aprendeste sobre radiação solar (Parte I)Com este Guião de Trabalho Autónomo podes testar e consolidar competências através da resolução de exercícios práticos… (Ler mais) |
|
Efeito da concentração no equilíbrio químicoImagina que um médico precisa de controlar a concentração de ferro no sangue de um doente. Ou que um engenheiro químico… (Ler mais) |