Quando pensamos na ação humana, uma das grandes questões da Filosofia é o problema do livre-arbítrio. Dizer que alguém agiu de forma livre significa também perguntar se essa pessoa é responsável pelas suas escolhas.
No nosso dia a dia, acreditamos que temos liberdade para decidir: escolher um caminho, tomar uma decisão ou agir de determinada maneira. Contudo, ao mesmo tempo, reconhecemos que existem limites a essa liberdade, já que muitas das nossas ações e acontecimentos parecem depender de causas anteriores e das leis da natureza. É aqui que surge a ideia de determinismo.
Assim, torna-se fundamental refletir sobre esta questão: “Será que somos realmente livres quando escolhemos?” Para procurar uma resposta, é importante compreender melhor o que significa a ação humana e esclarecer os conceitos de livre-arbítrio e de determinismo.
|
Qual o contributo do transporte marítimo para o desenvolvimento?Transporte marítimo. Conhecer a distribuição geográfica dos portos em Portugal ─ o papel do transporte marítimo na… (Ler mais) |
|
Aplica o que aprendeste sobre radiação solar (Parte II)Neste Guião de Trabalho Autónomo vais finalizar o estudo da radiação solar demonstrando capacidade crítica na análise… (Ler mais) |
|
Evolução dos conceitos ácido-baseQuando bebes um refrigerante, sentes o sabor ácido característico. Quando usas lixívia para limpar a casa, estás a… (Ler mais) |
|
Características de um gerador (atividade experimental)Compreender as características de um gerador é essencial para perceber como a energia elétrica é produzida e… (Ler mais) |
|
Aplica e pratica sobre formação e classificação de rochas sedimentaresNeste guião de trabalho autónomo poderás aplicar o que aprendeste sobre os processos de sedimentogénese e diagénese, e… (Ler mais) |