Quando pensamos na ação humana, uma das grandes questões da Filosofia é o problema do livre-arbítrio. Dizer que alguém agiu de forma livre significa também perguntar se essa pessoa é responsável pelas suas escolhas.
No nosso dia a dia, acreditamos que temos liberdade para decidir: escolher um caminho, tomar uma decisão ou agir de determinada maneira. Contudo, ao mesmo tempo, reconhecemos que existem limites a essa liberdade, já que muitas das nossas ações e acontecimentos parecem depender de causas anteriores e das leis da natureza. É aqui que surge a ideia de determinismo.
Assim, torna-se fundamental refletir sobre esta questão: “Será que somos realmente livres quando escolhemos?” Para procurar uma resposta, é importante compreender melhor o que significa a ação humana e esclarecer os conceitos de livre-arbítrio e de determinismo.
|
Como decorreu o processo de descolonização?O final da II Guerra Mundial determinou a derrota dos totalitarismos europeus de extrema direita. A afirmação das… (Ler mais) |
|
A rede urbana portuguesa influencia os desequilíbrios territoriais?O modo como a rede urbana portuguesa influencia os desequilíbrios territoriais e a distribuição da população,… (Ler mais) |
|
Como se distribuem a radiação solar e a insolação em Portugal?Neste Guião de Trabalho Autónomo vais identificar os padrões espaciais da radiação solar e da insolação em Portugal,… (Ler mais) |
|
Como se organizam as células?A célula é a unidade estrutural e funcional da vida. Compreender a sua organização permite perceber como os seres vivos… (Ler mais) |
|
Reagente limitanteA estequiometrias de uma reação química permite prever as quantidades de substâncias que participam na reação. No… (Ler mais) |