Quando pensamos na ação humana, uma das grandes questões da Filosofia é o problema do livre-arbítrio. Dizer que alguém agiu de forma livre significa também perguntar se essa pessoa é responsável pelas suas escolhas.
No nosso dia a dia, acreditamos que temos liberdade para decidir: escolher um caminho, tomar uma decisão ou agir de determinada maneira. Contudo, ao mesmo tempo, reconhecemos que existem limites a essa liberdade, já que muitas das nossas ações e acontecimentos parecem depender de causas anteriores e das leis da natureza. É aqui que surge a ideia de determinismo.
Assim, torna-se fundamental refletir sobre esta questão: “Será que somos realmente livres quando escolhemos?” Para procurar uma resposta, é importante compreender melhor o que significa a ação humana e esclarecer os conceitos de livre-arbítrio e de determinismo.
|
AML e a região do Oeste: como se organizam e interagem?Entender os padrões de organização do sistema urbano português e a relação entre a AML e a região do Oeste é… (Ler mais) |
|
Como varia a temperatura? Conceitos e fatoresNeste Guião de Trabalho Autónomo vais estudar conceitos que explicam o aquecimento do ar e o fenómeno do "desfasamento… (Ler mais) |
|
Pureza e rendimentoCompreender a estequiometria das reações químicas permite prever as quantidades de substâncias que participam numa… (Ler mais) |
|
Observação de células ao microscópio óticoA observação microscópica permite reconhecer as principais estruturas celulares e compreender que a célula constitui a… (Ler mais) |
|
Lei do Trabalho-EnergiaEsta lei é fundamental para compreender como as forças que atuam num corpo se relacionam com as variações da sua… (Ler mais) |