Quando pensamos na ação humana, uma das grandes questões da Filosofia é o problema do livre-arbítrio. Dizer que alguém agiu de forma livre significa também perguntar se essa pessoa é responsável pelas suas escolhas.
No nosso dia a dia, acreditamos que temos liberdade para decidir: escolher um caminho, tomar uma decisão ou agir de determinada maneira. Contudo, ao mesmo tempo, reconhecemos que existem limites a essa liberdade, já que muitas das nossas ações e acontecimentos parecem depender de causas anteriores e das leis da natureza. É aqui que surge a ideia de determinismo.
Assim, torna-se fundamental refletir sobre esta questão: “Será que somos realmente livres quando escolhemos?” Para procurar uma resposta, é importante compreender melhor o que significa a ação humana e esclarecer os conceitos de livre-arbítrio e de determinismo.
|
Como se distribui a temperatura em Portugal? Latitude e continentalidade/maritimidadeNeste Guião de Trabalho Autónomo vai reconhecer como o oceano funciona como um regulador térmico e a latitude como… (Ler mais) |
|
Economia atómica e Química VerdeCompreender como comparar reações químicas do ponto de vista da química verde permite avaliar o impacto dos processos… (Ler mais) |
|
A química da vida – água e glícidosA célula é a unidade básica da vida, sendo constituída essencialmente por água e biomoléculas, entre as quais os… (Ler mais) |
|
Conservação da energia mecânicaEste conhecimento desenvolve competências para resolver problemas complexos, justificando estratégias e raciocínios, e… (Ler mais) |
|
Aplica e pratica sobre a sistemática dos seres vivosAplica o que aprendeste sobre este tema. |